O que é que Natal tem? O Passo da Pátria

A história do Passo da Pátria remonta a tempos distantes, encontrando sua primeira menção em um registro datado de 23 de setembro de 1772. Nessa data, o Senado da Câmara do Natal generosamente concedeu parcelas de terra no referido logradouro público, endereçando-as a duas figuras notáveis: Jerônimo Gomes de Freitas e Sebastião da Natividade. Essa concessão marcava o início de uma trajetória que moldaria significativamente a paisagem urbana e social da região.

Foto: Acervo do IHGRN

Localizada historicamente na faixa de terra que se estende entre as águas do rio e o casario pitoresco que assinala o início da Cidade Alta, o Passo da Pátria assumiu, a partir da segunda metade do século XIX, dois papéis primordiais. Em primeiro lugar, servia como o cais vital que conectava a Cidade Alta ao Rio Potengi, desempenhando um papel crucial no transporte de mercadorias que flutuavam entre Natal e os postos comerciais de Guarapes e a cidade de Macaíba. Em segundo lugar, abrigava uma feira tradicional, a pioneira de Natal, que se tornaria um epicentro vital de suprimentos para grande parte do bairro alto.

Nesse local de efervescente comércio, as mercadorias oriundas de povoados vizinhos como Macaíba, São Gonçalo e Redinha se amalgamavam, criando um ambiente onde todos os habitantes da cidade se encontravam. A atividade comercial fervilhava, principalmente nas horas noturnas, quando a penumbra era fendida por lamparinas, visto que a iluminação pública ainda não estava disponível em Natal.

Apesar da sua identidade inicial de reunir estratos sociais menos favorecidos, o Passo da Pátria, desde sua fundação, construiu uma relação intrínseca de intercâmbio e interdependência com o resto da cidade, sobretudo com o bairro da Cidade Alta. Esse enlace entre diferentes estratos sociais e a interligação vital com outros cantos da urbe geraram uma trama urbana rica em complexidade e historicidade, moldando assim o curso das vidas e das histórias de seus moradores ao longo dos anos.

PARA SABER MAIS

ALMEIDA, I. G. de; SOARES, L. C. Genealogia dos Bairros: Passo da Pátria. 2022. Disponível em: https://www.nataldasantigas.com.br/blog/historia-do-passo-da-patria.

MEDEIROS, A. O Passo da Pátria. 2021. Disponível em: https://fatosefotosdenatalantiga.com/o-passo-da-patria/

NESI, J. #CaminhosdeNatal: Rua Passo da Pátria, do porto e da feira. 2021. Disponível em: https://papocultura.com.br/rua-passo-da-patria/

SILVA, Y. Passo da Pátria: Cidade de Costas. 2014. Disponível em: http://potiguarte.blogspot.com/2014/04/passo-da-patria-cidade-de-costas.html#

Deixe uma resposta